domingo, 20 de maio de 2012

Retro-music Rock

Alabama Shakes, é uma banda americana de rock, natural de Athens, Alabama.
Conta com; no vocal, a poderosa voz de Brittany Howard, Heath Fogg na guitarra, o baixista Zac Cockrell e Steve Johnson na batera.
É uma banda recente, formada em 2009...
Lembra mto o rock americano dos anos 60, vcs irão perceber!!!










domingo, 6 de maio de 2012

Peggy M. - A ovelha negra da moda dos anos 60


Qual é a cara da moda americana na década de 60?
Você acha que esta moda não era expressiva?

Aqueles que viveram neste período devem se lembrar do nome, do rosto, ou mesmo que apenas da imagem do corpo, desta modelo vestindo um monoquíni, e de toda a sua repercussão. Então para ficar sabendo o que há por detrás da foto, e para aqueles que não tiveram tanta sorte de ser contemporâneos a ela, continue lendo:

Peggy Moffit em um monokini de Rudi Gernreich, fotografada por William Claxton, em 1964.

Como durante aquela época nos EUA, muitas das tendências, tanto na moda, na música (imortalizada pelos Beatles), quanto em comportamento, eram absorvidas da Europa (principalmente da França e Inglaterra), pode se ignorar a existência de uma moda americana.

Mas não se preocupe se você não viveu nela, ou se tem poucas memórias da cena internacional da época (afinal, quem estava no Brasil não tinha tanto acesso, e rápido, ao que acontecia no exterior)... Pois está havendo uma exposição no MOCA Pacific Design Center, em Los Angeles sobre um trio californiano, composto por um estilista, uma modelo e um fotógrafo. Antes que você morra de curiosidade, os três nomes estão no título da mostra - “The Total Look: The Creative Collaboration Between Rudi Gernreich, Peggy Moffitt and William Claxton” e são nomes de destaque da moda. E mesmo que você não seja uma das pessoas afortunadas que podem estar lá agora, não tem problema, a mostra 'vem até você'!

 Duas fotos da exposição..

Se a Grã-Bretanha dos anos 60 teve como ícones da moda Mary Quant, Twiggy e Jean Shrimpton, os U.S.A. foram muito bem representados por Rudi Gernreich criando moda-praia especialmente, e sua musa, Peggy Moffitt, vestindo suas criações. William Claxton, marido de Peggy, também fazia parte tirando as fotos e completando o trio.

Jean Shrimpton em um modelo de Mary Quant.

Peggy Moffitt, hoje com 72 anos, é uma ex-modelo e atriz californiana que foi um ícone da moda e do estilo nos anos 60.

Ainda hoje ela mantem seu corte de cabelo, criado por Vidal Sassoon. O corte ficou conhecido como “five-point”, tinha cinco pontas, era geometrizado e Peggy foi uma das primeiras a usá-lo.

Cinema: Desde pequena, Peggy estava ligada à sétima arte, pois na sua família havia um roteirista da Disney, seu pai, Jack Moffitt. Mais tarde ela estudou teatro e atuou em filmes como “Qui êtes-vous, Polly Maggoo” de 1966 e “You’re Never Too Young” de 1955, tendo a honra de dividir os sets de filmagem com Dean Martin e Jerry Lewis.

Cena de "Qui êtes-vous, Polly Maggoo" (1966).

Além de atuar e 'modelar', Peggy Moffit tinha outro talento, era a própria quem fazia seu 'make' inspirado na estética do teatro japonês kabuki.



Em 1960, ela se casa com William Claxton, fotógrafo renomado por escolher lendas do jazz para tirar suas fotos. O casal se conheceu dois anos antes por acaso, a trabalho, em uma sessão de fotos para a capa do disco de Chet Baker. Desde então, tornou-se o fotógrafo preferido de Rudi G. e Peggy M.



Então a dupla teve uma ideia genial: filmar um clipe de moda, Claxton dirigindo e Moffitt protagonizando. A filmagem foi realizada inteira em um fim-de-semana, em 1967, levando criações de Rudi, aliás, foi o primeiro clipe de moda da história.



Rudi Gernreich (1922-1985) fugiu do nazismo na Áustria, e veio aos EUA com 16 anos. O jovem que antes de se tornar o estilista visionário que foi, e ganhar notoriedade, dançou na Lester Horton Modern Dance Troupe (companhia de ballet moderno), foi figurinista para esta companhia e fez design têxtil para uma famosa fábrica de tecidos. Ele inovou, eliminando os fundamentos estruturais das roupas de banho.

Moffitt vestindo um maiô de Rudi G. - 1971
Depois da morte de Rudi, Peggy herda o seu patrimônio e os direitos sobre o nome dele.

Em 1991, Peggy escreve um livro sobre Rudi Gernreich, que foi publicado pela Rizzoli (depois a TASCHEN republicou), e hoje é vendido no site da amazon, e custa uma fortuna: o novo está por US$ 470 + o frete!



Vestindo um modelo de Pierre Cardin.


Foi capa da TIME em dez. de 1967.

Em uma peça de Rudi.


Look super futurístico!


Mais uma da mostra...


Em um Pacco Rabanne




 ·         Museum of Contemporary Art of Los Angeles
 ·         MOCA at the Pacific Design Center
8687 Melrose Ave, Los Angeles
·         www.moca.org
Até 27 de maio de 2012

Fonte:

Antes de citar as fontes da pesquisa, tenho que contar a razão deste post tão bacana e diferente:
A idéia surgiu no curso de jornalismo de moda que estou fazendo no IED Sao Paulo, e minha professora, a Cynthia Garcia* nos passou um trabalho, no qual depois de ler a matéria escrita por ela, no portal TASTE, do qual é editora, sobre o mesmo assunto que escrevi: Peggy Moffitt, o trio Moffitt/Gernreich/Claxton e a exposição que está sendo realizada em homenagem a eles.

Eu pesquisei basicamente na internet: no TASTE, no TrendLand (sobre a mostra);
no Vintage Fashion guild (sobre Peggy); no blog born late [imagens]; no fashionmodeldirectory.com/designers/rudi-gernreich; na pág. da Fashion encyclopedia tb (sobre Rudi).

*Para quem se interessou, o contato da Cynthia é: cynthiagarciabr@gmail.com